No último sábado, dia 10 de Julho, 02 agricultores familiares inovadores do distrito de Ibitiranga, município de Carnaíba, receberam uma visita técnica, organizada por Ivan Vaqueiro – Bem-Ti-Vi e Anchieta Alves, da Secretaria Municipal de Agricultura. Os agricultores foram a Sra. Joselita, da comunidade de Jatobá, e o Sr. Reginaldo Batista da Silva, da comunidade de Barreiros (Brejo), localizados na serra, próxima a divisa com o município com o estado de Paraíba. Durante a visita, os agricultores mostraram mais de 10 tecnologias sociais promovidas pela Articulação no Semiárida ASA, implantadas nos últimos 10 a 15 anos através da ONG Diaconia, escritório do Sertão do Pajeú, em Afogados da Ingazeira, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, como: a captação de água da chuva em cisterna da 1ª água e cisterna calçadão; a reutilização de água cinza para aguação de fruteiras; o fogão de lenha ecológico; o biodigestor para produção de gás para fogão; energia solar; a criação de peixe em tanques; a apicultura; a produção de mudas em viveiro; a proteção de nascentes; o Sistema Agroflorestal SAF em área anteriormente degradada.
A comitiva foi composta por agricultores e técnicos dos municípios de Tabira: Josenildo e Divalda – Fazenda Quilariá da Barra; Santa Cruz do Capibaribe: Lenildo Araújo – ex-Secretário Municipal, filha Fernanda e Sílvio Santos – técnico do IPA; e Brejo da Madre de Deus: Elizabeth Szilassy, do Conselho de Desenvolvimento Sustentável.
Todos ficaram impressionados com as tecnologias sociais agroecológicas utilizadas, que promovem a segurança alimentar familiar, a proteção ambiental e contribuíam com o desenvolvimento sustentável.
Nesta visita como secretário de agricultura do Governo Carnaiba nossa terra no coração da gente, fiz uma explanação sobre as atividades que vem sendo trabalhadas atraves da secretaria de agricultura e meio ambiente, inclusive as ações que vem fortalecendo as unidades de Jozelita e Reginaldo.
Fotos: Jose Américo e Anchieta Alves
Colaboração com a produção da materia Beth e Anchieta Alves