Prefeitura de Carnaíba promove formação em terapia ABA para profissionais de Educação Inclusiva

A Prefeitura de Carnaíba compartilhou em suas redes sociais mais um importante evento voltado para a Educação Inclusiva. Na sexta-feira (10), foi realizado o segundo dia de Formação de Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada) no Teatro José Fernandes de Andrade, reunindo profissionais da área do município.

Durante a formação, as psicólogas do NIC (Núcleo de Inclusão e Cidadania) trouxeram valiosas estratégias para contribuir com o desenvolvimento dos alunos não verbais. Um dos destaques foi a prancha de comunicação, um recurso da Comunicação Alternativa (CA) que visa ampliar o repertório comunicativo de pessoas sem fala, sem escrita funcional ou com atraso na habilidade de comunicação.

Além disso, foi apresentado o IGLR (Inventory of Good Learner Repertories), um protocolo inovador que avalia não apenas o que o aluno faz, mas como ele faz. Esse inventário tem como objetivo mensurar o comportamento do aluno em diferentes condições, fornecendo insights importantes sobre seu benefício em condições específicas, incluindo o suporte comportamental e o sistema de inclusão escolar.

Durante a formação, os participantes puderam assistir à demonstração do preenchimento e avaliação do IGLR por uma Professora da Sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e interagir para esclarecer dúvidas sobre o protocolo.

Outro destaque do evento foi a apresentação de jogos didáticos desenvolvidos por Professores e Apoios Pedagógicos para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essas intervenções foram destacadas por sua eficácia no desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas, motoras e de comunicação, além de auxiliar na gestão e redução de comportamentos inadequados.

Ao final do encontro, os profissionais da Educação Inclusiva expressaram sua gratidão pela oportunidade de participar de um momento tão enriquecedor e repleto de aprendizado. A iniciativa evidencia o compromisso da Prefeitura de Carnaíba em promover a formação contínua dos profissionais e aprimorar as práticas inclusivas no ambiente escolar.

4° Fórum Estadual dos Conselhos de Desenvolvimento de Pernambuco foi realizado em Afogados da Ingazeira.

Aconteceu ontem em Afogados da Ingazeira o 4° Fórum Estadual  dos Conselhos de Desenvolvimento de Pernambuco, o evento reuniu Conselheiros (as) de diversas regiões do Estado de Pernambuco, na pauta as diversas políticas públicas como garantia safra, cisternas de placas, assistência técnica para os agricultores, crédito do pronaf, agroamigo, distribuição de sementes, campanha de vacinação, Os Conselheiros e conselheiras aprovaram diversas propostas para garantir  melhores  resultados das políticas públicas, lamentaram a ausência de diversas instituições governamentais, houve muitas críticas nas diversas falas pelo atraso que houve este ano na distribuição das sementes para os agricultores, e também críticas com relação a falta de técnicos e das condições de funcionamento dos escritórios do IPA em diversas cidades, houve questionamentos ao uso de algumas emendas para distribuição de equipamentos para associações com viés meramente eleitoreiro, houve informes sobre o retorno do Projeto Dom Helder Câmara e do PRORURAL,O evento contou com a presença da Presidente do Conselho Estadual, Banco do Nordeste, PRORURAL, Sisar Sertão do Pajeú, IPA, Secretários (as)  de Agricultura,presença da assessoria do Deputado José Patriota, o Fórum foi coordenado por Milton. O próximo Fórum dos Conselhos será realizado em 2025 em Serra Talhada. As propostas encaminhadas serão apresentadas na próxima reunião do Conselho Estadual de Pernambuco.

Fotos Anchieta Alves.

Santa Terezinha: vereadores são restituídos aos mandatosapós revogação de medidas cautelares

Após um período afastados de seus cargos, os vereadores de Santa Terezinha, incluindo o presidente da Câmara, foram restituídos aos seus mandatos parlamentares. A decisão de revogar as medidas cautelares foi tomada pelo Juiz Dr. Carlos Henrique Rossi, determinando o retorno imediato dos parlamentares às suas funções legislativas.

O vereador Neguinho de Danda reassumiu a presidência da Câmara, enquanto os vereadores Nôdo de Gregório e André de Afonsim retornaram às suas respectivas cadeiras no legislativo municipal.

Relembre o caso – Em janeiro deste ano, a Polícia Civil deflagrou a 2ª Operação de Repressão Qualificada, denominada “CONLUIO 2”. Na ocasião, o presidente da Câmara, José Martins Neto, conhecido como Neguinho de Danda, juntamente com os vereadores Nodô de Gregório e André de Afonsim, foram afastados de seus cargos.

O delegado Gregório Ribeiro, Titular da 4ª Delegacia de Combate à Corrupção (4ª DECCOR), esclareceu que a ação foi uma continuidade da operação CONLUIO, realizada em maio de 2023. Esta resultou na prisão preventiva dos vereadores Adalberto Gonçalves de Brito Júnior, conhecido como Doutor Júnior, e Manoel Grampão, além da tesoureira da Câmara, identificada como Gorete Soares.

Doutor Júnior e Manoel Grampão já haviam retomado as suas cadeiras na Câmara em fevereiro deste ano pós audiência de instrução e julgamento realizada no Fórum de São José do Egito pela 2ª Vara da Comarca. Com informações de Marcello Patriota.