Programa Incentiva Produção de Espécies Forrageiras Nativas

A Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Rural e Irrigação, iniciou nesta semana uma parceria com viveiristas do município para a produção de mudas nativas forrageiras resistentes às condições do semiárido.

 

A iniciativa visa incentivar e fortalecer os agricultores da região a produzir espécies que sirvam de alimento para o rebanho, principalmente, nos longos períodos de estiagem, a exemplo da maniçoba, faveleira, gliricídia, palma forrageira, mandioca, sorgo granífero, melancia forrageira e o guandú.

 

Segundo o secretário executivo André Jackson, o programa contribuirá de forma bastante marcante para uma mudança do sistema exploratório das áreas dependentes de chuvas. “É importante destacar que na maioria das atividades relacionadas a criação de animais e, principalmente no semiárido dependente de chuvas, o fator mais limitante é o alimento e o alto custo da ração industrializada. Estamos desenvolvendo essa ação com vistas à adoção das práticas de conservação e estocagem de alimentos utilizando a fenação e silagem em tempos de seca”.

 

Ainda segundo o secretário executivo, nessa primeira fase, estão sendo produzidas mais de 9 mil mudas de maniçoba, que no final de 2017, serão distribuídas com as associações de agricultores do município que estiverem previamente cadastradas pela Secretaria.

Deixe um comentário