Secretário estadual visita Carnaíba e confere ações desenvolvidas pela prefeitura na área de meio ambiente

O secretário meio ambiente e sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, visitou nesta quarta-feira (23/06), Carnaíba/PE, no Sertão do Pajeú.

Durante sua agenda no município, o secretário conferiu ações desenvolvidas pela Prefeitura na área de meio ambiente no Sítio Chico Pereira e nas regiões da Matinha e Itã.

No Sítio Chico Pereira, José Bertotti esteve em residências de famílias beneficiadas com fogões agroecológicos. Equipamentos como esses já foram construídos pela Prefeitura em parceria com o Governo do estado em outros momentos.

Na Matinha, o secretário viu de perto o trabalho de reflorestamento e catalogação que está sendo realizado na nascente da Serra do Boqueirão, localidade contemplada com riacho. A ideia da Prefeitura é tornar a região da Matinha – cheia de belezas naturais – numa unidade de conservação. José Bertotti adiantou que o Estado dará toda assistência necessária para que o espaço se transforme na área de proteção ambiental.

No Povoado Itã, o integrante do Governo Estadual visitou a barragem, construída com recursos do município sobre o leito do Rio Pajeú. O manancial tem um grande volume de água e vem garantindo ao homem do campo produção de alimentos para o consumo e comercialização.

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), não pôde acompanhar a agenda do secretário no município. O gestor encontra-se em recuperação da Covid-19, e cumprimentou José Bertotti por telefone.

Acompanharam o secretário estadual durante as visitas realizadas: os secretários municipais de agricultura, Anchieta Alves, e infraestrutura, Thiago Arruda; a diretora de meio ambiente de Carnaíba, Edna Andrade; e o vice-prefeito, Júnior de Mocinha (PSB), bem como o ambientalista, Luiz de Joel, a presidente da associação do Chico Pereira, Nice, e outras pessoas.

O Secretário Estadual Jose Bertoti fez a entrega  a equipe de Governo Municipal do documento sobre o zoneamento das áreas suceptiveis a desertificação no Estado de Pernambuco e parabenizou a gestão do Prefeito Anchieta Patriota e toda sua equipe pelas ações desenvolvidas e disponibilizou apoio das ações da secretaria para fortalecimento destas e de outras ações e projetos a serem desenvolvidos.

Na ocasião Anchieta Alves Secretário de Agricultura e Meio Ambiente informou ao Secretário Jose Bertoti sobre a produção de mudas de frutiferas e plantas nativas do viveiro de mudas municipal as quais são distribuidas para agricultores (as) e associações, enfatizando que este ano ja foram distribuidas mais 7.500 mudas.

Fotos: Blog do Ivonaldo

Com informações do Blog do Ariel Aquino, Blog do Anchieta Alves, Carnaiba em Destaque e Blog do Ivonaldo Filho

Deixe um comentário