EXCLUSIVO DO BLOG DO ANCHIETA ALVES: ASSOCIAÇÃO DOS APICULTORES DE CARNAIBA E REGIÃO FIRMA CONVENIO QUE EQUIPARÁ A UNIDADE BENEFICIAMENTO E EXTRAÇÃO DE MEL

A Associação dos Apicultores de Carnaiba e Região (AAPIC) representada pela Diretoria Luiz de Joel Presidente e Anchieta Alves tesoureiro, foi contemplada no chamamento público da AD Diper,  na tarde do dia 15/07/2021 em Olinda-PE, houve a assinatura do convenio, o qual vai equipar a unidade de beneficiamento e extração de mel, serão adiquiridos um compressor, uma maquina de solda eletrônica para sachê,tanque inox de lavagem para sachê, mesa telada inox para secagem de sachê, refratômetro analógico portátil, phmetro, microprocessador portátil  para medir a porcentagem de luz de transmitância do mel. Com a realização deste projeto os apicultores desfurtarão de envasar o mel em sachê e agregará valor ao mel,  um sonho dos sócios da AAPIC. A Associação dos Apicultores tem contado com apoio do Governo Estado Paulo Câmara,  do Secretário Lucas Ramos, Secretaria de Ciencias e Tecnologia de Pernambuco, através dos técnicos Paulo Nogueira e Sargento Quirino, e da Gestão do Prefeito Anchieta Patriota, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Carnaiba, que através da Secretaria  disponibilizou apoio e assessoramento na elaboração do projeto junto a AD DIPER, foi um processo que foi realizado em diversas etapas e que contou com a dedicação da direção da AAPIC a qual agradece a todos que tem apoiado neste projeto.

 

EXCLUSIVIDADE DO BLOG DO ANCHIETA ALVES: APICULTURA, ASSOCIAÇÃO BELMONTENSE DE APICULTORES – ABAMEL CONTEMPLADA COM CHAMAMENTO PÚBLICO DA AD DIPER

A Associação Belmontense de Apicultores e Meliponicultores (ABAMEL), atualmente conduzida pelo senhor José Amaro dos Santos Júnior, foi contemplada no chamamento público da AD Diper, e na tarde do dia 15/07/2021 em Olinda-PE, ocorreu a assinatura dos convênios com a empresa. Neste projeto, a ABAMEL enfatizou no fornecimento de equipamentos apículas, para o quadro de 30 sócios atualmente. A diretoria da ABAMEL nos informou que o projeto ao qual levou a contemplação pela a AD Diper, foi elaborado e concluído exclusivamente pela diretoria da ABAMEL, após terem as portas fechadas por partes de algumas instituições que tinham o dever ou capacidade de ajudá-los com o mínimo de orientação da elaboração do projeto. O presidente ABAMEL nos informou que hoje os apicultores produzem em torno de trinta toneladas de mel anualmente, o que significa uma quantia de mais de meio milhão de reais inserido no PIB (Produto Interno Bruto) do município. Vale ressaltar que a atividade apícola não contribui apenas financeiramente, mas também psicologicamente no que diz respeito à saúde mental dos apicultores, principalmente neste período de pandemia, pois tal atividade é considerada terapêutica. Mesmo com uma grande contribuição por parte dos apicultores, O Presidente Jose Amaro disse que lamenta a falta de apoio local para apicultura por parte do gestor local.

Secretário de Desenvolvimento Agrário quer replicar experiência de Carnaíba para todo o Estado

Na quarta-feira (14/07) estiveram em Carnaíba, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Martins, o presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), Djalma Paes e equipes. O objetivo da visita foi conhecer as barragens de represamento do Rio Pajeú. O prefeito Anchieta Patriota mostrou o projeto de perenização com a construção das barragens que leva água às comunidades rurais, mesmo em período de estiagem. A comitiva visitou as barragens da Itã e Leitão.

De acordo com o secretário Claudiano Martins, a ideia é levar esse projeto para todo o Estado, começando pelo Rio Ipanema. “É uma felicidade ver um projeto tão importante, que deu certo para o Sertão poder ser levado para todo o estado de Pernambuco”, afirmou o secretário, informando que ele e sua equipe devem preparar um projeto e apresentar ao governador Paulo Câmara nas próximas semanas.

O presidente da CPRH, Djalma Paes ressaltou que a preocupação com o Meio Ambiente passa, necessariamente pelo bem estar do ser humano, que faz parte desse Meio. “A perenização significa também alimento e renda para essa população, e aqui se vê que não há prejuízo a natureza, ao contrário, a torna cada vez mais viva e faz com que tenha significado para a vida das pessoas que moram nas margens desse rio”, elogiou.

Na ocasião, estiveram presentes o vice-prefeito Júnior de Mocinha, os secretários de Infraestrutura e Serviços Públicos, Tiago Arruda, de Agricultura Anchieta Alves, de Governo Everaldo Patriota e a diretora de Meio Ambiente Edna Andrade

 

EXCLUSIVO:Agricultores Familiares inovadores de Carnaíba recebem Visita Técnica, sábado, 10/07/2021.

 

No último sábado, dia 10 de Julho, 02 agricultores familiares inovadores do distrito de Ibitiranga, município de Carnaíba, receberam uma visita técnica, organizada por Ivan Vaqueiro – Bem-Ti-Vi e Anchieta Alves, da Secretaria Municipal de Agricultura. Os agricultores foram a Sra. Joselita, da comunidade de Jatobá, e o Sr. Reginaldo Batista da Silva, da comunidade de Barreiros (Brejo), localizados na serra, próxima a divisa com o município com o estado de Paraíba. Durante a visita, os agricultores mostraram mais de 10 tecnologias sociais promovidas pela Articulação no Semiárida ASA, implantadas nos últimos 10 a 15 anos através da ONG Diaconia, escritório do Sertão do Pajeú, em Afogados da Ingazeira, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, como: a captação de água da chuva em cisterna da 1ª água e cisterna calçadão; a reutilização de água cinza para aguação de fruteiras; o fogão de lenha ecológico; o biodigestor para produção de gás para fogão; energia solar; a criação de peixe em tanques; a apicultura; a produção de mudas em viveiro; a proteção de nascentes;  o Sistema Agroflorestal SAF em área anteriormente degradada.  
A comitiva foi composta por agricultores e técnicos dos municípios de Tabira: Josenildo e Divalda – Fazenda Quilariá da Barra; Santa Cruz do Capibaribe: Lenildo Araújo – ex-Secretário Municipal, filha Fernanda e Sílvio Santos – técnico do IPA; e Brejo da Madre de Deus: Elizabeth Szilassy, do Conselho de Desenvolvimento Sustentável. 
Todos ficaram impressionados com as tecnologias sociais agroecológicas utilizadas, que promovem a segurança alimentar familiar, a proteção ambiental e contribuíam com o desenvolvimento sustentável.

 Nesta visita como secretário de agricultura do Governo Carnaiba nossa terra no coração da gente, fiz uma explanação sobre as atividades que vem sendo trabalhadas atraves da secretaria de agricultura e meio ambiente, inclusive as ações que vem fortalecendo as unidades de Jozelita e Reginaldo.   

Fotos: Jose Américo e Anchieta Alves

Colaboração com a produção da materia Beth e Anchieta Alves